Início » Metas Smart: do planejamento estratégico às campanhas de marketing

Metas Smart: do planejamento estratégico às campanhas de marketing

Metas SMART

Você tem dificuldades em criar um planejamento a longo prazo e cumpri-lo com 80% ou mais de sucesso? 

Você pode estar com dificuldades em criar as metas corretas para acompanhar o progresso com eficiência. Pode não parecer, mas as metas são partes fundamentais de qualquer planejamento. Por isso, hoje você vai conhecer melhor um método muito eficaz de cumprir com o planejado. 

Confira neste post o que a meta SMART pode fazer por você, desde o planejamento estratégico até às campanhas de marketing da sua empresa:

  • O que é meta SMART?
  • Como usá-la corretamente
  • Sua empresa precisa dela?

 

Introdução

Definir metas oferece uma visão de longo prazo com motivações de curto prazo. Quem não gosta de ver os resultados sendo alcançados ao longo do tempo? Além disso, elas nos ajudam a organizar recursos e orientar diferentes ações para ficar cada vez mais perto do objetivo definido. 

O problema é que muitas empresas não usam metas bem elaboradas ou fazem isso de forma equivocada, criando objetivos inatingíveis, colocando prazos irreais, números difíceis de mensurar ou até mesmo criando metas que não são relevantes para o negócio.  

Por isso a meta SMART é essencial para a sua operação, seja em um planejamento estratégico, estruturação de processos ou em campanhas de marketing. 

 

O que é meta SMART? 

A meta SMART é uma metodologia que foi desenvolvida em 1981 por um consultor chamado George T. Doran. Na ocasião, George observava que muitos profissionais tinham problemas em definir metas para seus objetivos, então ele criou uma metodologia para ajudar com essas definições, ficando assim famoso por seu método desenvolvido. 

Hoje, a meta SMART é amplamente utilizada e você pode encontrar vários materiais falando sobre ela. 

Meta SMART é um acrônimo em inglês para: 

S – Specific (Específico)

A meta precisa ser específica para deixar claro o que você precisa alcançar. Aqui, não pode ficar subentendido o que será realizado e o ideal é que seja um único objetivo por meta. 

M – Measurable (Mensurável)

Sua meta precisa ser mensurável para você acompanhar o progresso, ou seja, não pode ser subjetiva. O melhor a se fazer aqui é colocar números para o acompanhamento. 

A – Achievable (Atingível)

A meta também precisa ser atingível, ou seja, é necessário ter coerência e entender a sua capacidade e a da equipe, para não criar metas impossíveis de serem alcançadas.Lembre-se: ela pode ser desafiadora, mas não impossível.

R – Relevant (Relevante)

Ela precisa ser relevante para o seu negócio, projeto ou campanha. É prudente perguntar toda vez que for criar uma meta SMART: “ela realmente vai nos trazer benefícios?”. Pense nisso antes de movimentar recursos e pessoas para trabalhar em prol dessa meta. 

T – Time-Bound (Temporal)

Toda meta SMART precisa ter um tempo para ser atingida. É muito importante você definir um limite para que ela seja encerrada.

 

Como usá-la corretamente?

Como falamos, podemos usar a meta SMART do planejamento estratégico a estruturação de processos até as campanhas de marketing, e para ficar mais fácil de entender como é criado uma meta SMART, vamos dar um exemplo bem prático para você: 

Imagine que sua empresa está planejando um aumento no número de vendas para o próximo ano. Como você é responsável pela área de marketing e vendas, é necessário a adequação para esse novo cenário. Supondo que você tenha analisado as taxas de conversão do seu funil de vendas, notou-se que para aumentar as vendas, é preciso aumentar o número de visitantes no site: Passar de 10.000 para 14.000 novos usuários por mês. Então, sua meta SMART poderia ficar da seguinte forma:

“Aumentar em 40% o número de visitantes no site até dezembro deste ano”

“Aumentar de 10.000 para 14.000 o número de visitantes no site até dezembro deste ano”.

 

Sua empresa precisa delas?

Como pôde ver acima, a meta SMART é simples de se colocar em prática. Apesar da simplicidade, ela é uma ferramenta muito poderosa para acompanhar o progresso do seu trabalho. 

Se você tem dificuldades em estabelecer e cumprir prazos, ou suas metas estão sempre incertas, é altamente indicado que você use essa metodologia para guiar seus esforços e cada vez mais, cumpra prazos e atinja objetivos estabelecidos. 

Aqui na Gestão em Dados usamos as metas SMART como parte da nossa metodologia de trabalho. Portanto, recomendamos o uso no dia a dia. 

 

Conclusão

Metodologias são essenciais para a continuidade do seu negócio. Então coloque em prática hoje mesmo. Se achar necessário, comece com pequenos projetos e depois vá incorporando em projetos maiores. O importante é usar, para que seus objetivos sejam alcançados com maior sucesso e no tempo necessário. 

E lembre-se, caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vamos te ajudar!

Gostou? Então compartilhe com seu time ou com alguém que você sabe que vai ajudar muito com essa dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 7 =