Início » Como identificar alavancas para fazer a minha empresa crescer?

Como identificar alavancas para fazer a minha empresa crescer?

Como identificar alavancas para fazer a minha empresa crescer?

Introdução.

Fazer a gestão de uma empresa não é fácil. São diversos desafios no dia a dia de um empresário, além das mudanças aceleradas que o mercado vêm passando. 

Com esse cenário, a necessidade de testar e fazer mudanças em ritmo também acelerado, pode ajudar a sair de uma crise ou encontrar oportunidades que farão sua empresa crescer. 

Embora pareça fácil, isso exige conhecimento, metodologia e muita prática. Portanto, acompanhe neste artigo como você pode começar a implementar uma metodologia de crescimento e encontrar alavancas para fazer sua empresa crescer. 

 

> Criando um painel para visualizar os dados sua empresa

Antes de iniciar o período de testes acelerados, é necessário construir um painel para a visualização dos dados históricos da sua empresa. 

Neste artigo, usaremos o funil de marketing e vendas como exemplo. 

Esse painel dará uma visão sistêmica da empresa, começando, neste exemplo, pela aquisição de novos usuários, passando por sua qualificação e terminando na conversão de leads para clientes. 

Existe um funil de marketing e vendas padrão, onde são colocadas em uma planilha todas as fases do ciclo de vida do lead, como é mostrado abaixo:

Funil de vendas- exemplo

Dica do especialista: se você desejar utilizar esse funil para a sua empresa, recomendamos adaptá-lo para o seu cenário, incluindo ou excluindo etapas mostradas no exemplo.

Realizado o mapeamento do funil de marketing e vendas ideal para a sua empresa, a próxima etapa é inserir os dados históricos, para que possamos compará-los e extrairmos informações valiosas.

Funil de vendas com as taxas de cada etapa

Lembre-se de incluir linhas para as taxas de conversão em cada etapa do seu funil. Isso será essencial para encontrar alavancas para fazer a sua empresa crescer. 

 

> Identificando alavancas de crescimento

Após mapeado na planilha o seu funil de marketing e vendas e encontrada todas as taxas de conversão, chegou o momento de analisá-lo para identificar alavancas de crescimento. 

No exemplo desse artigo, podemos identificar que as taxas de conversão mais baixas são de visitantes do site para leads, não passando de 4% nos 3 meses analisados. 

É possível fazer, nesse caso, uma análise horizontal do funil, identificando diferenças entre os meses e comparando depois, com as ações realizadas. 

Mas nesse primeiro momento, observando a composição geral, pode-se observar que não existe nenhuma alteração significativa além das taxas de topo do funil, então, é o momento de focar nesse ponto para melhorias.

Funil de vendas com gargalos mapeados para fazer a minha empresa crescer

> Criando hipóteses e rodando testes

Uma vez identificados os pontos de melhoria, devemos construir hipóteses e rodar os testes. 

É importante reunir a equipe para fazer isso, de preferência,uma equipe multidisciplinar, com especialistas em mídia, cientistas de dados e muito mais. Essa composição tende a ser benéfica, pois as diferentes visões de especialistas de cada área é um recurso muito precioso para a organização. 

Com as hipóteses levantadas e escolhidas, é o momento de desmembrá-las em pequenas atividades que compõem essas hipóteses de crescimento. Isso é importante para concentrar esforços, delegar responsáveis e colocar em um cronograma a ser seguido.

Veja este exemplo utilizado para um cliente da Gestão em Dados:

Exemplo de criações de hipóteses para fazer a minha empresa crescer

 

> Mensurando e implementando melhorias

Definido um cronograma, é importante neste momento de acompanhamento, eleger os KPIs que serão monitorados durante todo o teste. 

Esses indicadores deverão ser precisos e acompanhados até o final do processo de teste, pois será através deles que encontraremos as respostas sobre se as hipóteses foram válidas ou não. 

Novamente, a importância de um time multidisciplinar com especialistas de cada área é grande, pois é no momento do levantamento de hipóteses e definição do cronograma que também serão definidos os KPIs, com mínimo e máximo aceitável e em quais condições essa validação de hipótese será aceita ou não. 

Hipótese validada, considera-se uma melhoria que se mantém até novamente, outra rodada para encontrar novos gargalos ou alavancas para o crescimento da empresa.

É muito importante todas essas informações estarem acessíveis e registradas, pois as hipóteses que não forem validadas precisam ficar dentro de um histórico para pesquisas futuras. 

 

> Conclusão

Encontrar alavancas para o crescimento da sua empresa não é simples e leva tempo. Mas com certeza ela retorna o investimento de tempo e dinheiro em algo fundamental para o longo prazo, o Learning agility, pois são criados processos e dados são obtidos, que podem ser explorados futuramente por sua empresa.

A parte mais interessante é que essa metodologia pode ser aplicada em todas áreas da empresa, aqui demos um exemplo em marketing e vendas, mas usamos também, na Gestão em Dados e em nossos clientes, em outros lugares como financeiro, produtos, ações para retenção de clientes e muito mais. 

Se você tem dificuldades para implementar essa metodologia e sente a necessidade de usá-la, entre em contato com a nossa consultoria empresarial em Growth Marketing que podemos ajudá-lo a encontrar alavancas de crescimento para a sua empresa. 

Afinal, o seu crescimento é o nosso resultado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 5 =