Início » T-shaped: entenda o conceito do profissional em t

T-shaped: entenda o conceito do profissional em t

profissional-t-shaped-blog-gestaoemdados

Cada pessoa traz um conjunto único de habilidades e traços de personalidade que agregam na empresa e auxiliam no crescimento do negócio. Na nova economia, o profissional chamado de T-Shaped e que possui uma forma conhecida como formato T está ganhando espaço. Continue a leitura para saber mais sobre esse conceito.

Onde surgiu o conceito de profissional T-Shaped?

O termo surgiu em 2010, quando Tim Brown, CEO da IDEO, empresa reconhecida internacionalmente por seu trabalho de design inovador, deu uma entrevista em que descreveu o que seria um profissional T-Shaped que sua empresa busca contratar regularmente.

O profissional em formato T

Profissionais em formato T têm uma profundidade de habilidades em uma área, que é representada pela linha vertical do T, e uma capacidade de trabalhar em forma multifuncional entre as disciplinas, representada pela linha horizontal do T.

O profissional T-Shaped é uma combinação que envolve Quociente de Inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE). A formação desse profissional transcende a tradicional graduação, ele precisa ter conhecimento em diversas outras áreas, o que torna ele um profissional multidisciplinar.

As vantagens de contratar um profissional T-Shaped

Esse tipo de profissional tem um perfil mais estratégico, o que ajuda a empresa a encontrar o equilíbrio entre conhecimento e prática. O profissional T-Shaped combina com empresas com cultura de inovação, pois esse funcionário facilita a expansão do negócio, tendo um papel mais relacional, ouvindo colaboradores e clientes, além de aplicar diferentes perspectivas para prover soluções mais abrangentes.

Embora esse profissional seja interessante para se ter na equipe, é importante lembrar que o mais importante é que seus colaboradores possam entender como sua empresa ganha dinheiro e como ele pode contribuir para os resultados financeiros, focando assim em ter ideias de novas fontes de receita e novas oportunidades para atender seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 8 =