Início » Como as pessoas pesquisam no Google?

Como as pessoas pesquisam no Google?

Como as pessoas pesquisam no Google

Você já deve ter ouvido falar sobre Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM), esses dois itens são importantes para o sucesso do seu site nos mecanismos de busca, mas entender o comportamento do usuário também é imprescindível. Continue a leitura e saiba mais sobre como otimizar seu site para o Google e entender seu público.

O papel do Google para os usuários

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis, para isso ele busca entender o comportamento do usuário e sugere conteúdos com base no que as pessoas estão pesquisando e como estão pesquisando.

O Google utiliza 250 critérios para definir a classificação dos sites em seu resultado e cada usuário recebe uma resposta diferente e personalizada. Para conseguir uma boa posição no resultado do Google as empresas podem investir em SEM e SEO.

Search Engine Marketing (SEM) é um conjunto de estratégias utilizadas com o objetivo de otimizar seu site para deixá-lo no topo das páginas de resultados em buscadores. O SEM utiliza a estratégia de Search Engine Optimization (SEO), que é um conjunto de ações que facilitam o aumento da popularidade e autoridade do seu site de forma orgânica, e links patrocinados, que utilizam verba para alcançar os melhores lugares na pesquisa. Muitas definições diferenciam SEM sendo a forma paga e SEO a forma orgânica de alcançar o topo do Google, mas é importante saber que o SEO é imprescindível para o sucesso das campanhas pagas. 

Como entender o comportamento de busca do usuário

O comportamento de busca do usuário nada mais é que fatores que afetam o modo como uma pessoa formula a questão que é digitada no motor de busca. Vários são os fatores que podem afetar o comportamento de busca:

  1. Intenção de busca (navegacional, informacional e transacional)

Navegacional: o usuário está em busca de um site específico.

Informacional: o usuário está buscando respostas para uma determinada questão ou um tópico específico.

Transacional: o usuário busca realizar uma ação de conversão. Comprar um produto, descobrir o endereço de um negócio ou assinar um serviço. 

  1. Dados demográficos (idade, sexo, localização, renda e educação)
  2. Busca por voz e por dispositivos móveis
  3. Diferentes linguagens e gírias
  4. As escolhas linguísticas dos usuários

Esses são alguns dos fatores que podem influenciar nos resultados e afetar o tráfego do seu site, por isso, suas estratégias de SEO e SEM devem levar em conta esses fatores para que sua campanha seja assertiva. Algumas ferramentas podem ajudar você a entender como as pessoas pesquisam os assuntos relacionados a seu site, como o Google Analytics e o Google Search Console, que mostram quais palavras os usuários estão pesquisando que estão levando-os até seu site.

Como otimizar seu SEO 

Primeiro você deve selecionar palavras-chave para seu site, elas são essenciais para que seu site suba nos resultados do tema de interesse. Ter uma campanha ativa no Google Ads ajuda a encurtar o tempo de um projeto de SEO, pois é possível saber quais palavras-chave dão resultado. 

Em seguida, você deve prestar atenção no domínio do seu site, no subdomínio, no diretório e na URL, eles também são importantes para o sucesso do seu SEO. Ter a palavra-chave no domínio pode ajudar no ranqueamento, por exemplo.

As páginas linkadas no seu texto âncora também ajudam os buscadores a entender melhor o seu conteúdo, ao colocar links relacionados do seu site ao longo do texto o robô entende do que se trata o post. A repetição da palavra-chave ao longo do texto também é outra estratégia muito utilizada para SEO, mas é preciso tomar cuidado para que o texto não seja prejudicado com um número exagerado de palavras repetitivas na tentativa de manipular o buscador. Também é preciso lembrar que imagens e vídeos também podem ser otimizados, coloque a palavra-chave no nome dos arquivos, por exemplo.

Não adianta passar horas produzindo e otimizando conteúdos e suas campanhas no Google Ads se você não sabe por que ou como seus clientes chegam até seu site, seu usuário deve ser o foco de toda a sua estratégia de SEO e SEM. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a planejar melhor suas estratégias para o Google, mas você também pode contar com a gente para a definição e execução de estratégias de mídias pagas com foco em performance. Entre em contato!

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 2 =