Início » Como evitar a pulverização de investimento em mídia?

Como evitar a pulverização de investimento em mídia?

como-evitar-a-pulverizacao-de-midia

Com a diversificação dos veículos de propaganda o profissional de marketing possui uma gama maior de meios alternativos que não necessitam de grandes investimentos e as mídias pagas são uma ótima opção.

Apesar dessa evolução é preciso tomar cuidado com a pulverização de investimentos em mídias pagas para que você encontre uma maneira eficaz de atingir seu público-alvo. Confira a seguir algumas dicas de como evitar esse erro.

 

Acompanhe as tendências

Há algumas mídias que estão recebendo maior investimento no Brasil, são elas: eventos, patrocínio, marketing direto, promoção de vendas, propaganda nos locais mais diversos e mídias pagas que envolvem os diversos tipos de publicidade disponíveis na internet. Quando o assunto é mídia paga, é necessário observar em quais tipos de mídia seu público-alvo se encontra, pois apenas investir nos meios que são tendência no momento pode ser uma maneira de pulverizar investimentos sem perceber.

Por conta da pandemia, o marketing se tornou um desafio, de uma hora para outra, decisões que costumavam levar dias ou semanas foram tomadas em questão de horas. Planos de mídia foram montados de maneira mais crua, e as análises se tornaram mais colaborativas, já que todos dividiam o mesmo senso de urgência para fazer o trabalho, mas é preciso lembrar que observar com atenção e escolher as melhores tendências para usar é essencial para alcançar resultados.

 

Seja criativo

Hoje em dia também é preciso pensar na mensagem que será passada por meio das mídias pagas, aproveitar os mais variados formatos disponíveis é essencial para chamar a atenção do consumidor e assim otimizar suas vendas. O que devemos fazer atualmente é diversificar ideias e formatos para que o consumidor seja atingido de maneira clara.

As possibilidades de anúncios feitos com o Facebook Ads e Google Ads são imensas, é possível usar os diversos tamanhos de anúncios disponíveis na rede de display, além de explorar anúncios em vídeos no YouTube, por exemplo. Outra dica valiosa é mudar os criativos depois de um período de tempo e substituir os de baixa performance, acompanhando sempre os relatórios e focando nos melhores resultados.

 

Escolha a mídia certa

O planejamento de mídia mudou e os setores de marketing vêm utilizando várias formas de comunicação e mídia para auxiliar na realização da mesma tarefa. Um bom planejamento, com objetivos claros são cruciais para determinar o orçamento e escolher a mídia correta para cada área geográfica, e isso pode evitar a pulverização de investimentos em midia. Além disso, a segmentação exige uma estratégia de marketing mais elaborada, que estabeleçam relações mais próximas com os consumidores.

É preciso entender que as diversas mídias possuem objetivos e resultados diferentes, por isso, a melhor forma de escolher a mídia certa é conhecendo seu público. Ao investir em rede de display, por exemplo, você deve saber que ela é considerada “full funnel”, pois por meio dela é possível entrar em contato com clientes em diferentes etapas do funil de vendas, se esse objetivo for interessante para sua empresa, então é hora de investir nela. Agora, se seus clientes costumam consumir muito conteúdo em vídeo, anunciar no YouTube pode ser uma boa opção.

As plataformas que conseguem mensurar os resultados de maneira concreta e mostrar anúncios com precisão são as melhores para evitar erros, por conta disso as mídias pagas têm grande vantagem sobre as outras.

 

Diversifique as opções

Diversificar suas opções de mídia é diferente de pulverizá-las, a pulverização acontece quando você divide sua verba de mídia em meios semelhantes e que ao invés de atingir uma parte maior do seu público-alvo acaba atingindo sempre as mesmas pessoas de maneira genérica, por isso é necessário uma análise estratégica para selecionar os melhores canais.

Os responsáveis pelo Growth e pela aquisição de novos clientes das empresas precisam estar atentos às mudanças de modo a alcançar seus clientes de maneira mais eficiente. Não se pode vincular resultados a custos altos, pois nem sempre os veículos mais caros possuem os melhores resultados, é possível mesclar anúncios em rede display e anúncios no YouTube, por exemplo, caso o orçamento para o YouTube não seja dos maiores, é possível limitar a quantidade de visualizações por um único usuário no anúncio, alcançando assim uma quantidade maior de pessoas. Só não esqueça que a criatividade continua sendo um grande diferencial para o sucesso da sua publicidade.

 

Gestão de performance em mídias pagas

Nossa empresa define e executa estratégias de mídias pagas com foco em performance, com abordagem altamente analítica e focada no negócio, buscando adquirir usuários com menor custo por lead e maior probabilidade de retenção, resultando em LTV alto.

Entre em contato para conhecer melhor nosso trabalho e saber mais sobre a gestão de performance em mídias pagas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − 2 =