Início » Como calcular o ARPU?

Como calcular o ARPU?

como-calcular-o-arpu

O ARPU (Average Revenue Per Use) é uma sigla em inglês que significa “Receita Média por Usuário” e essa métrica pode ajudar a analisar os padrões de crescimento e comparar seu sucesso com o da concorrência. A seguir vamos ensinar como calcular o ARPU da sua empresa.

 

O que é e como fazer o cálculo

O ARPU mede os gastos de cada cliente de uma empresa durante um determinado período, por isso, esse índice funciona como uma métrica da receita de uma empresa.

Essa métrica pode ser aplicada também para medir o desempenho de venda dos produtos ou serviços para cada cliente, comparar o volume de vendas entre períodos, definir preços, mostrar a média de gastos por cliente e controlar o desempenho interno de uma empresa.

Para obter o ARPU é preciso fazer o seguinte cálculo:

      ARPU =  Ticket-médio X Média de transações por período por cliente X Média de períodos ativo

 

Como usar o ARPU para calcular o LTV

O ARPU e a LTV (Lifetime Value) são métricas muito parecidas e às vezes são usados de forma intercambiáveis, você pode utilizar o ARPU para calcular o LTV, por exemplo. Confira abaixo como fazer esse cálculo:

LTV = ARPU X % Margem de contribuição

Aqui na Gestão em Dados calculamos o LTV considerando a margem de contribuição. Dessa forma é possível entender a lucratividade de cada unit economics, e a viabilidade econômica do negócio.

Aprenda a calcular a sua margem de contribuição neste post que fizemos recentemente. (link com o post da Margem de contribuição)

 

Qual a relação entre ARPU, LTV e CAC

A relação entre esses três indicadores é importante para entender a saúde financeira da empresa para comportar um novo crescimento. 

Para chegar no indicador que identifica essa “saúde”, devemos encontrar todos esses indicadores.

Para descobrir o LTV é preciso conhecer qual é o ARPU, que você aprendeu aqui neste post, e para obter métricas que permitam que você avalie o quanto cada aquisição está custando é preciso conhecer o CAC. Confira a seguir qual a fórmula usada para obter o CAC para em seguida utilizar esse indicador.

CAC = Custo de marketing + custo de vendas

_______________________________

Número de clientes novos

Na sequência é possível avaliar o quanto o cliente gera de receita em relação ao seu esforço de aquisição, por meio da divisão do LTV pelo CAC. 

                     LTV

Cenário 1 = ______________

                    CAC

Dessa forma você poderá analisar o unit economics e chegar a conclusão se cada venda é ou não lucrativa dada a estrutura de custos e receita gerada. Quanto mais próximo de 1 estiver a relação, mais a estrutura de custos, estratégia de precificação, canais de vendas e qualidade do produto precisam ser analisados, como se fosse um sinal de alerta. É comum que algumas empresas e startups dêem prejuízos no início da vida, mas é fundamental acompanhar esses indicadores ao longo do tempo para manter esses números saudáveis. 

Já relações com valores mais altos, como 12 ou 15, são um sinal de atenção para a empresa, pois ela não está investindo o tanto que precisa para crescer, ou seja, ela está deixando de alavancar o quanto poderia. 

Cada mercado possui um valor ideal e você precisa fazer um bench com empresas do setor para entender qual valor seria considerado ideal. 

 

A Gestão em Dados pode ajudar sua empresa crescer

Possuímos uma equipe qualificada que atua com o conceito de consultoria 3D, que une o conhecimento estratégico oferecido a um modelo consultivo, conforme as necessidades táticas e operacionais de cada negócio, capacitados para falar sobre isso e muitos outros indicadores de negócios. 

Saiba mais sobre o nosso trabalho enviando uma mensagm para o nosso time.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + nove =