Início » O que é Growth: conceito de Growth Hacking e a diferença para o Growth Marketing

O que é Growth: conceito de Growth Hacking e a diferença para o Growth Marketing

o-que-e-growth-hacking

No vídeo, Giulliano Hamann e Ludyson Klayn, sócios fundadores da Gestão em Dados, falam com mais detalhes sobre o que é Growth Hacking e Growth Marketing e a diferença entre eles. 

Abaixo do vídeo, levantamos tópicos importantes mencionados no vídeo para que facilite a sua busca futuramente.

O que é Growth Hacking? 

O Growth Hacking é um processo de utilização de experimentos que foca no crescimento do negócio. Ele deve ser visto como um mindset dentro da empresa, com uma busca constante de experimentações para a melhoria dos resultados do negócio. 

O conceito de Growth é conhecido por realizar muitos testes e validações de hipóteses, que por sua vez, são primordiais para o crescimento do negócio, pois é dessa forma que você entende os reais ganhos para a sua empresa com as suas ações, acumulando uma quantidade valiosa de dados que servirão para novos embasamentos e hipóteses, fechando o ciclo com mais rodadas de experimentações, voltando a acumular mais dados.

Relação entre Funil AARRR e o Growth

O Funil AARRR, ou mais conhecido como Funil Pirata, é um funil que tem uma relação muito próxima com o Growth, foi inclusive citado no livro de Sean Ellis, Hacking Growth. Esse funil contempla etapas da empresa que são essenciais para o crescimento de qualquer negócio. Confira abaixo onde podemos aplicar o Growth dentro de cada etapa do Funil Pirata.

Etapas do funil 

  • Ativação

  • Aquisição 

  • Recorrência 

  • Recomendação

  • Receita

Estudo de caso com empresas que cresceram por meio do Growth Hacking

No vídeo, Giulliano e Ludyson trazem alguns cases que também podemos encontrar no livro Hacking Growth. 

Esses estudos de caso são uma prova real de que o Growth pode ajudar a sua empresa a crescer, pois a grande sacada dele é a possibilidade de fazer pequenos experimentos, muitas vezes com pouco custo e de forma muito rápida. Sem precisar mobilizar meses de testes e esforços aleatórios das equipes envolvidas para angariar resultados grandiosos que podem mudar para melhor o andamento da sua empresa.

Confira a seguir alguns cases de sucesso

> A empresa Hotmail tinha uma grande necessidade de aumentar o número de usuários da sua base, e conseguiram crescer exponencialmente após vários testes de forma acelerada. Um teste simples, trouxe um resultado exponencial:  bastou colocar um “teste grátis o Hotmail” na assinatura de todos os usuários do provedor, levando a um link de cadastro do tipo “self-service”, fazendo com que a pessoa pudesse se inscrever de forma fácil e prática. Apenas esse ajuste deu um resultado muito positivo para toda a empresa. 

> A Dropbox também precisava aumentar a sua base de usuários de forma agressiva e com um orçamento reduzido para publicidade. E para conseguir aumentar a sua base de usuários, o time de Growth da época montou um sistema de gamificação para fazer com que o usuário, ao mesmo tempo que cumprisse algumas etapas desse processo (muitas delas levando ao convite de mais usuários ou o compartilhamento nas redes sociais) o mesmo ganhasse mais espaço de armazenamento em sua nuvem. Isso acarretava benefícios mútuos: para o usuário mais espaço na nuvem e para a Dropbox, mais usuários utilizando seus serviços. 

Diferença entre Growth Hacking e Growth Marketing

Entendendo o conceito de Growth Hacking, agora é mais fácil de entender o Growth Marketing. Sua proposta é mais focada na parte da aquisição das empresas, ao contrário do Growth Hacking, que foca muitas vezes no produto ou de forma mais geral.  

Portanto, o Growth Marketing usa esse olhar de Growth diretamente no Marketing e vendas, se concentrando em alavancas de crescimento em canais de aquisição, como mídias pagas, social media e E-mail, por exemplo.

O Growth Marketing da Gestão em Dados 

No caso da Gestão em Dados, nós temos uma metodologia baseada no Growth Marketing, onde as alavancas que trabalhamos dentro das empresas são diretamente  ligadas às mídias pagas, com foco total na geração de leads. Nosso squad trabalha 100% focado em melhorias do funil, tracionando a aquisição das empresas para gerar resultados em um curto espaço de tempo.

Para saber mais sobre as nossas soluções, inscreva- se no formulário abaixo para que nossos especialistas entrem em contato com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − três =