Vários indicadores auxiliam na gestão de negócios e a margem de contribuição é um indicador importante para auxiliar em soluções decisivas, em negociações especiais e fundamental para a permanência da empresa no mundo dos negócios. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a margem de contribuição e ensinar como calcular esse indicador.
O que é margem de contribuição
A margem de contribuição é o quanto cada produto contribui em valores monetários para a manutenção da empresa e para a formação do resultado. Parece um cálculo simples, mas é preciso de profissionais experientes do mercado para que chegue a esse indicador.
Cálculo da margem de contribuição
O valor é obtido através da seguinte fórmula:
MC= RV – CV
MC= Margem de contribuição
RV= Vendas totais
CV= Custos e despesas variáveis totais
A margem de contribuição nada mais é que a diferença, para mais, entre o preço de venda e os custos e as despesas variáveis referentes ao produto ou serviço vendido. Esse indicador significa o quanto cada mercadoria ou produto contribui para pagamento dos gastos fixos e resultado de funcionamento da empresa, como: aluguel, depreciação, salários fixos, alvarás, licenças e outros gastos comuns a todos os produtos e para a formação do resultado desejado pelos sócios.
Cálculo da margem de contribuição aplicado a clientes
Quando você é um prestador, é preciso aplicar o cálculo da margem de contribuição a seus clientes, para saber qual a rentabilidade deles. Após chegar a esse indicador, é preciso analisar a atual carteira de clientes e identificar quais poderão ser seus clientes em potencial, dessa forma, você poderá focar no atendimento das necessidades dos clientes que oferecem um maior retorno para a empresa. Princípio do LTV que veremos em artigos posteriores.
A análise da rentabilidade de clientes é a apuração dos custos para atender determinado cliente obtendo assim a parcela de margem de contribuição para o lucro total da empresa. Identificar e entender a margem de contribuição da sua base possibilita clusterizar os clientes e entender quais são os mais e os menos “lucrativos”.
Essa análise pode trazer muitos benefícios para a empresa, visto que, dessa forma é possível oferecer um atendimento mais eficaz e buscar semelhantes na estratégia de aquisição, pois por meio da margem de contribuição é possível traçar o perfil do cliente ideal e criar estratégias de outbound, por exemplo, focadas em clientes ideais para fazer negócios.
Cresça com a Gestão em Dados
Nós podemos ajudar sua empresa a crescer através da gestão empresarial focada em Growth e análise de dados. Por meio de uma metodologia própria de consultoria para conectar os objetivos estratégicos dos negócios aos planos táticos de marketing e vendas é possível obter um crescimento significativo.