Início » Como fazer sua empresa crescer com a metodologia de experimentos

Como fazer sua empresa crescer com a metodologia de experimentos

Como fazer sua empresa crescer com a metodologia de experimentos

Você sabia que nós utilizamos conceitos do Growth Hacking para trabalhar o crescimento do seu negócio? E uma dessas práticas está em aproveitar a metodologia de experimento para isso. Continue a leitura para entender mais sobre o tema e como aplicar na sua empresa também. 

O que são experimentos? 

Os experimentos são parte fundamental da nossa operação de Growth Ops, pois é por meio deles que você irá descobrir quais estratégias funcionam e quais não dão resultado. Os experimentos são conhecidos como testes constantes que você fará com materiais de conversão, como landing page e e-mail marketing, por exemplo. O experimento mais conhecido é o teste A/B, que consiste basicamente em rodar duas versões de um material, com apenas uma variável diferente entre elas para verificar qual das opções gera mais resultados.

Como aplicar a metodologia de experimento

A seguir vamos trazer os passos que envolvem o desenvolvimento de uma metodologia de experimento para que você compreenda melhor como trabalhamos e como as maiores empresas do mundo agem para ter resultados altamente escaláveis.

1 – Identificar a demanda

O primeiro passo é identificar quais áreas devem ser priorizadas através de gargalos e oportunidades, a melhor forma de fazer isso é por meio de dados que vão ajudar a identificar problemas e oportunidades.

2 – Criar hipóteses

Após identificar qual é o problema ou a oportunidade de crescimento, é hora de pensar o que deve ser feito para tirar o melhor proveito disso. É importante pensar em soluções focadas em melhorar o problema ou exponencializar oportunidades levantadas e definir métricas que você deseja impactar com a solução considerada.

3 – Modelar a solução

Com as hipóteses e as métricas definidas em mãos, é hora de envolver os profissionais no processo para selecionar as ferramentas que serão utilizadas, quais serão as atividades do experimento e qual a periodicidade do acompanhamento.

4 – Testar

Chegou a hora mais importante: colocar em prática o que foi planejado. O teste é o momento de coletar os dados que vão te dar informações importantes. Quanto mais testes, mais o seu time gera dados que podem ser analisados, fazendo com que o aprendizado seja cada vez mais acelerado. 

5 – Avaliar os resultados

Ao contrário do que todos pensam, não existe um resultado certo, o importante é observar os resultados do teste para aprender e identificar o que deu certo e errado. Se você já leu o livro do Hacking Growth, vai se lembrar que um resultado satisfatório não é um aumento na taxa de conversão, por exemplo, de 5%, mas sim, um aumento em 30% ou 40%. Isso demonstra que sua hipótese e o seu teste foi assertivo e você agora pode escalar a solução encontrada para o restante da operação. 

6 – Implementar ou descartar

Como falamos acima, se suas hipóteses foram confirmadas, entenda como escalar esses resultados e o processo estabelecido para alcançá-lo.

O Growth Hacking é baseado em experimentos e análise de dados, antes de escalar determinadas estratégias. Essas estratégias são adotadas apenas se os experimentos realizados comprovarem a eficiência, ou seja, quando apresentarem soluções mais rápidas e baratas que o Marketing tradicional. Se você ficou interessado e gostaria de incluir a metodologia de experimentos em sua empresa, entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 3 =