Início » Blog: a chave para uma campanha de marketing eficiente

Blog: a chave para uma campanha de marketing eficiente

Blog: a chave para uma campanha de marketing eficiente

Você já deve ter ouvido falar sobre a força do marketing de conteúdo, mas o que poucas pessoas sabem é que não basta apenas criar conteúdo, é preciso entender uma série de fatores que podem impactar, além de definir uma estratégia válida para que seus objetivos sejam alcançados. A seguir vamos explicar quais são os fatores que devem ser considerados na criação de conteúdo e como um blog para sua empresa pode ser a chave para uma estratégia de marketing digital eficiente.

As ferramentas de busca

Uma parte importante e essencial para o marketing de conteúdo são as ferramentas de busca, vamos focar em uma das mais conhecidas: o Google. Antes de criar uma estratégia de marketing de conteúdo é preciso compreender como o Google está processando e avaliando os conteúdos. Atualmente, é preciso pensar além das palavras-chave, pois só selecionar a palavra-chave com melhor resultado ou que se encaixa com seu site não é mais o suficiente, o Google está usando a localização do usuário para oferecer respostas personalizadas para ele, por exemplo.

Outro item que vem afetando a taxa de número de cliques, é como o conteúdo é apresentado pelo Google, geralmente o site que está em primeiro lugar na pesquisa é apresentado com trechos em destaque, o que oferece ao usuário a resposta que ele precisa sem ao menos clicar no site para descobrir. Apesar de os sites que aparecem nas primeiras posições do Google ainda serem os mais acessados, será que vale a pena continuar no primeiro lugar se o usuário não será impactado pela sua empresa?

Como as pessoas pesquisam

Os mecanismos de busca vêm evoluindo junto com o usuário, pois seu principal objetivo é oferecer ao usuário um resultado satisfatório. O foco agora é entender melhor os tipos de consultas por meio do processamento de linguagem natural, que analisa frases ao invés de palavras-chave, por isso, repetir inúmeras vezes a mesma palavra-chave ao longo do conteúdo já não é uma boa estratégia para manter sua página nos primeiros resultados de busca. Além do aumento do número de buscas por meio de dispositivos móveis, os usuários também estão usando o recurso de pesquisa por voz, o que torna ainda mais difícil saber exatamente qual título usar e qual frase escolher.

 

Não dependa somente das mídias pagas.

Montar uma campanha de mídia paga pode não ser a solução para aumentar suas vendas, pois primeiramente você precisa descobrir quem são seus potenciais leads e quais são as palavras-chave que esses leads pesquisam. Abaixo listamos algumas situações que sua empresa pode enfrentar ao criar uma campanha de mídia paga do zero e sem o mínimo de informações sobre seus leads:

  • As campanhas pagas melhoram rapidamente em termos de volume de leads, mas geralmente as equipes se deparam com muita desqualificação desses leads..
  • Leva muito tempo e dinheiro para encontrar criativos, copys e públicos que são mais assertivos para as suas campanhas.

Aposte em um blog

Um blog para sua empresa pode ser uma ótima solução para que suas estratégias de marketing digital deem resultado e suas campanhas de mídia paga convertam em vendas. De nada adianta direcionar o público para seu site se você não tiver conteúdo atraente e útil quando ele chegar lá, todo o tráfego será desperdiçado. É importante lembrar que quem deve procurar seu conteúdo são as pessoas e não os mecanismos de busca, é necessário ter conteúdos sólidos para cada etapa do funil de marketing, dessa forma será mais fácil entender quem são seus leads e conseguir convertê-los em vendas. Por isso, um blog pode ser o que faltava para que suas estratégias de marketing como um todo funcione.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender a importância do marketing de conteúdo e do blog para a sua estratégia de crescimento, mas você também pode contar com a gente para a definição de uma estratégia eficiente. Entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + 7 =